Home    >    Profissional    >    Campeonato Paranaense

Campeonato Brasileiro de Futebol (conhecido popularmente como Brasileirão) é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil, disputado anualmente desde 1959.

Em dezembro de 2010, a CBF unificou a, disputada de 1959 a 1968, e as edições de 1967 a 1970 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao Campeonato Brasileiro propriamente dito, iniciado em 1971. O campeonato teve vários formatos, incluindo fase eliminatória e pontos corridos. O primeiro campeão brasileiro foi o Bahia, sendo que antes da unificação, o primeiro campeão brasileiro com este nome foi o Atlético Mineiro, em 1971.

Uma das características do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Após ter sido aprovado no Congresso Nacioanl o "Código do Torcedor", a CBF fez um planejamento que visava organizar o confuso calendário do futebol nacional. Reduziu o tempo disponível para as competições estaduais e adotou o sistema de turno e returno como forma de disputa. Como esse sistema exige muito tempo do calendário, também foi reduzido o número de competidores em 2004, que eram 24, para 22 em 2005 e 20 em 2006, tanto na Série A (Primeira Divisão) como na Série B (Segunda Divisão). Para a Série C, a partir de 2009, com a criação da Série D, o número de clubes igualou-se aos das Séries A e B, embora com formato de disputa distinto. Já a Série D contava com 40 clubes, adotando o sistema de eliminatórias regionais e depois "mata-mata" até as últimas fases, para que times pequenos e com baixo orçamento tenham chance de competir.

Série D 2016

A Série D do Campeonato Brasileiro de Fubol 2016 será a oitava edição da competição de futebol profissional equivalente à quarta divisão no Brasil. Nesta edição será disputada por 68 equipes, que se classificaram através dos campeonatos estaduais e por outros torneios realizados por cada uma das federações estaduais.

PSTC Procopense no Campeonato Brasileiro 

O PSTC Procopense garantiu uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro 2016 após vencer o J.Malucelli nas semifinais do Campeonato Paranaense 2016. Será a primeira vez que o time disputará a competição.